Vale a pena o ticket de 9 EUR?

Todo mundo está falando agora sobre o ticket de 9 EUR, que é bem mais barato. A partir de hoje, dia 1 de junho, é possível viajar por toda a Alemanha usando o ticket de 9 EUR. Mas será que vale mesmo a pena? Bom, pra quem tem tempo e flexibilidade de horários, vale a pena sim! Vamos dar um exemplo: pra ir de Hamburgo até Munique, você paga 119,90 EUR usando um ICE. Para o mesmo trecho você pode pagar apenas 9 EUR! E qual é a diferença de um ticket pra outro? Bom, viajando de ICE você precisa de apenas 5 horas e 40 minutos pra chegar em Munique, e a viagem é direta. A grande desvantagem do ticket de 9 EUR é que você só pode usar trens regionais, e para Munique você precisa de 12 horas e 19 minutos de viagem, e tem que trocar cinco vezes de trem. É bem cansativo, convenhamos!

Mas afinal, o que é esse ticket de 9 EUR? O governo alemão está tentando aliviar o bolso de quem mora na Alemanha com essa oferta especial. Por causa da guerra da Ucrânia, o preço dos combustíveis está subindo de forma estratosférica (35% de aumento de preço em apenas um mês), fora isso a inflação chegou a 7,9%, tudo está mais caro, e nos supermercados há falta de alimentos básicos, como a farinha, o óleo e arroz. O povo alemão está cada vez mais insatisfeito com o novo governo eleito no final do ano passado. 

Em especial agora, nos meses de verão da Alemanha, o governo criou esse incentivo para as pessoas deixarem o carro em casa e andarem com transporte público, e assim, economizam não só no transporte, consumindo menos gasolina e diesel, como também ajudam a poluir menos o ambiente. A Alemanha ainda é muito dependente do gás vindo da Rússia, 55% do gás usado nas terras germânicas vêm de lá. Há uma pressão muito forte de outros países para a Alemanha entrar no boicote contra a Rússia, mas a situação não é tão fácil assim de ser resolvida. Cortar o fornecimento de gás russo agora significaria passar frio, pois a maioria dos aquecimentos residenciais funcionam a gás, e tomar banho de água gelada quando a temperatura lá fora está abaixo de dez graus não é uma tarefa muito agradável. Segundo o governo alemão, se todos conseguirem economizar apenas 10% de energia nos próximos meses, é bem provável que a Alemanha consiga encher as reservas de gás para os meses de inverno e assim, entrar no embargo contra a Rússia. Essa oferta do ticket de 9 euros é muito bem vinda pra todos, em especial aqueles que se deslocam das cidades vizinhas para os grandes centros na Alemanha.

Essa oferta especial só será válida para os meses de junho, julho e agosto de 2022. A partir de setembro de 2022 os preços voltarão ao normal. O ticket de 9 Euros é mensal e intransferível, quer dizer, só vale para o mês de compra do ticket. Quem compra o ticket no dia 20 de julho, por exemplo, pode usar esse mesmo ticket até o dia 31 de julho. Mas mesmo assim pode ser que valha a pena comprar o ticket, dependendo do trecho que viajar. Crianças até seis anos não precisam de ticket, mas as crianças acima de seis anos precisam ter um ticket próprio no valor de 9 euros. Quem tem um ticket semestral ou anual para andar de trem ou metrô, pode continuar usando o ticket nesses três meses como se fosse o ticket de 9 EUR. O governo alemão se comprometeu a devolver a diferença do valor já pago para as pessoas que já pagaram com antecedência pelas assinaturas.

O ticket de 9 euros pode ser usado em todos os trens regionais na Alemanha, mas ele não é válido para os trens ICE, IC e EC. Mas há algumas exceções: para os trechos entre:

. Bremen-Norddeich Mole

. Elsterwerda-Berlin

. Berlin-Prenzlau

. Postdam-Berlin-Cottbus

. Dillenburg-Lethmathe

. Erfurt-Gera

. Stuttgart-Konstanz

É permitido usar o IC, já que nesses trechos o IC é considerado um trem ‘regional’.

Outra exceção se deve ao uso do ticket nas regiões fronteiriças da Alemanha: por exemplo entre Salzburg e Kufstein (Áustria), Basel e Schaffhausen (Suíça) e Świnoujście (Polônia)´é permitido usar o ticket de 9 euros.

Onde dá pra comprar um ticket de 9 EUR? Há várias opções: uma delas é nos guichês de tickets em qualquer estação de trem ou metrô. Além disso, você também pode comprar um bilhete online no site da Deutsche Bahn ou mesmo pelo App “9-Euro-Ticket”.

Gostou do blog? Divulgue essa informação para todos os teus amigos, para eles aproveitarem ainda mais as vantagens do ticket de 9 EUR.

Rosana
Author: Rosana

Compartilhe:

Deixe um comentário