Receita do Strudel de Maçã

Ingredientes:

Massa:
250g farinha
65g manteiga derretida
1 ovo grande (tire da geladeira)
3/4 colher de chá de sal
1/8 litro de água

Recheio:
2000g de maçãs (8-10)
150g açúcar
2 colheres de chá de canela
1 colher de sopa de rum
130g de uva passa
1 colher de sopa de casca de limão ralada
50g de amêndoas raladas

Modo de fazer:

Massa:
Coloque a farinha em uma vasilha, deixando um “buraco” no meio. No “buraco”, coloque a manteiga derretida com o ovo (temperatura normal), sal e água. Amasse bem até a massa ficar homogênea e consistente.  Depois jogue a massa na mesa enfarinhada com frequência e com força, e em seguida sempre esticando com a mão para cima e para baixo, e voltando a fazer uma ‘bola’ e jogando na mesa –  faça isso por cerca de 10 minutos. Forme uma bola com a massa, coloque numa  vasilha e cubra com um pano.. Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.

Trabalhe no recheio:
Descasque as maçãs, cortando-as em pedacinhos e coloque numa vasilha. Misture com o açúcar, canela, rum, passas, casca de limão e amêndoas.

De volta à massa:
Estenda um pano de prato grande sobre uma superfície lisa. Polvilhe o pano com farinha e abra a massa sobre o pano, com um rolo, na espessura de 3 mm. A massa deve ficar quase transparente. Tenha cuidados para a massa não rasgar. Apare a borda mais grossa. Passe uma camada generosa de manteiga derretida na massa. Despeje a mistura de maçã
num lado da massa aberta numa faixa de 10 cm de largura. Deixe aproximadamente 5 cm livre nas bordas. Com ajuda do pano, enrole o strudel como se fosse um rocambole. Aperte as pontas do strudel para fechar. Unte a assadeira e passe o strudel da toalha para a assadeira com cuidado. Dentro da assadeira, deixe o strudel em forma de ferradura. Passe manteiga por cima. Asse no forno de 30 a 35 minutos (fogão elétrico 10 minutos em 230F graus, depois em 200F graus. Forno a gás: 10 minutos nível 5 e depois baixe para nível 4).

Depois de assado, polvilhe com açúcar, e bom apetite!

Dica: pode servir também com um creme de baunilha.

Ieda
Author: Ieda

Compartilhe:

Deixe um comentário